Prceiros


Acid Black Cherry Brasil Shinobi no Tengoku

domingo, 6 de outubro de 2013

Readaptação

Qualquer um que tenha passado por uma experiência no exterior é capaz de entender minimante o que tenho passado nos últimos tempos!
Por mais incrível que possa parecer para muitos, a readaptação à pátria mãe é um processo mais dolorido que a adaptação à nova realidade!
Faz mais de um mês que regressei do Japão, mas ainda me sinto perdida e deslocada. Muitos fatores levam à essa sensação, como o estranhamento de muitas coisas estarem exatamente da mesma forma que foram deixadas, enquanto outras mudam. As pessoas que você conhecia nem sempre são as mesmas mais, mas mais importante do que isso você não é mais o mesmo, e poucos são aqueles capaz de entender isso!
Uma das coisas que tem me ajudado muito é manter contato constante com as pessoas e costumes do Japão! Podem ser coisas bobas como sempre dizer "itadakimasu" antes de uma refeição, ou escrever em japonês de vez em quando! Outras é a alegria de receber uma mensagem dos amigos tão longe no plano geográfico mas tão perto no plano simbólico. 
Mas não são raras as vezes que me sinto travada e medrosa! Alguma pessoas já presenciaram isso! Para complica, nem mesmo eu consigo explicar os motivos! 

Falando bem particularmente agora. Mesmo com as diferenças brutas entre a cultura e os costumes entre Brasil e Japão, me senti muito mais identificada com a situação Nipônica! Ainda tenho muita auto-análise e reflexões para fazer a respeito disso antes de dissertar sobre o assunto, mas posso adiantar que este é um dos principais fatos que fizeram o meu regresso tão complicado! 
Outro ponto foi o quanto eu fui bem recebida pelas pessoas! Sei que a grande maioria deles carregarei para o resto da minha vida! Ao mesmo tempo que fica uma sensação de abandono dos amigos antigos! 
Outro detalhe, parece que há um desapontamento das pessoas quando houvem a minha história! Talvez porque ouvir histórias de sucesso não são divertidas! O brasileiro tem um prazer sádico em ouvir histórias de sofrimento alheio! E, desculpa, mas não houve sofrimento na minha jornada no Japão. Os últimos 12 meses da minha vida foram carregados de uma felicidade que beirava a perfeição, e agora que estão virando memória as poucas experiências desagradáveis estão se diluindo e ficando cada vez mais desbotadas.

E nesse misto ritmo aéreo e melancólico vou seguindo com a minha vida! Com a única certeza de que minha estrada ainda está longa a minha frente! 

2 comentários:

  1. Kushina gostei muito do seu blog espero que você de continuidade.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muito!!! espero poder manter sempre!!!
    Ando sem ideias do que seria interessante postar!!!
    Obrigada novamente!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir